Torre Eiffel exibe mensagem de boas-vindas a Neymar

Na noite deste sábado, o principal cartão postal de Paris foi iluminado com as cores do PSG, que anunciou a contratação do jogador do Barcelona

No seu segundo dia como o mais novo parisiense, o atacante brasileiro Neymarrecebeu uma honraria dedicada a pouquíssimos: teve seu nome exibido na Torre Eiffel, para que os milhares de visitantes e locais pudessem ler a mensagem em português: “Bem vindo”. Por volta das 23h deste sábado, horário local, o principal cartão postal de Paris foi iluminado com as cores do clube de futebol da cidade, que anunciou a contratação do jogador do Barcelona na última quinta-feira.

Este foi, digamos, o Plano B da diretoria do Paris Saint-Germain para a anunciar a chegada de sua mais nova estrela. O PSG gostaria que a apresentação de Neymar fosse igual a do sueco Zlatan Ibrahimovic, que posou, em 2012, com a camisa do clube no Trocadero, cujo mirante tem como plano de fundo a Torre Eiffel – em outras palavras, a foto perfeita. Mas alegando questões de segurança, a prefeitura de Paris vetou os planos do time – Neymar foi apresentado à torcida no estádio Parque dos Príncipes, horas antes do primeirojogo do PSG pelo Campeonato Francês.

A preocupação com o terrorismo na capital francesa, aliás, é flagrante. Na Champs-Élyssés, o endereço mais famoso da Cidade Luz, a rua aos domingos é fechada para o trânsito, como acontece na Avenida Paulista e nas vias beira-mar da Zona Sul do Rio de Janeiro. A diferença é que por aqui os pedestres têm que passar obrigatoriamente por um bloqueio policial. Todas as bolsas são revistadas e o tamanho dos rifles automáticos nas mãos dos guardas impressiona quem passa por ali.