Youtube Space é inaugurado no Rio

Espaço criado para incentivar a produção dos youtubers abre portas e criadores como Castro Brothers, Casseta e Planeta e Porta dos Fundos fazem participação

O YouTube é acessado pelo menos uma vez por mês por 98 milhões de brasileiros. A constatação levou o Google a investir pesado no país e inaugurar nesta manhã o Youtube Space Rio, um ambiente voltado para a gravação e profissionalização de conteúdo produzido por youtubers. O espaço fica em um galpão, na Zona Portuária da cidade carioca, e conta com uma extensa área de 3000 m², câmeras de cinema e 360°, além de equipamento para realidade virtual e três estúdios.

O grupo Porta dos Fundos gravou no sábado seu último vídeo “Invasão” em um dos estúdios do Space. O local oferece ainda de três a quatro workshops gratuitos por dia para canais iniciantes aprenderem a estruturar forma e conteúdo das produções, desenvolver habilidades técnicas, como iluminação e filmagem, e criar engajamento com os fãs.

Há regras para o uso do espaço criado pelo YouTube: para assistir às aulas e usar os computadores de edição, é preciso ter no mínimo mil inscritos no canal. Já para gravar vídeos no espaço, gratuitamente, são necessários pelo menos dez mil. O Youtube Space Rio funciona nos horários de terça a sexta, das 11h às 21h, e no sábado, de 11h às 18h. “O YouTube Space foi feito e pensado para ser um espaço dos contadores de histórias, um lugar onde as histórias possam criar vida. E o Rio de Janeiro é a alma da criação audiovisual no país”, explica Lance Podell, diretor global do YouTube Space.

Desde março de 2015, criadores ao redor do mundo todo usam os YouTube Spaces para produzir cerca de setenta milhões de horas de exibição visualizados por mais de um bilhão de pessoas. Tóquio, Los Angeles, Nova York, Londres, Paris, Toronto, Mumbai, Berlim e São Paulo também tem este tipo de espaço para estimular a produção dos youtubers. “É tudo muito modular e flexível. O que eu mais gosto nesse espaço é que ele não te limita de maneira alguma, isso me encanta. Você tem a possibilidade de replicar um vídeo caseiro e mais casual se quiser, mas também pode gravar uma super produção.”, explica Matheus Castro, do canal Castro Brothers, com quase 2 milhões de inscritos, e que também já gravou no local em parceria com o Casseta e Planeta.