Chuva forte na tarde desta segunda causa estragos em diversos pontos do DF

Árvore de 25 metros caiu na 713 Sul e interditou via; água invadiu pistas nas asas Sul e Norte. Nos oito primeiros dias do ano, choveu 67,8 milímetros – triplo da quantidade registrada no mesmo período de 2017, diz Inmet.

A chuva forte que atingiu o Distrito Federal na tarde desta segunda-feira (8) causou estragos em vários pontos da capital. A lista de danos incluiu queda de árvores antigas e alagamento de ruas.

Na 713 Sul, um pau-ferro de 25 metros caiu e interditou todas as faixas da via. Militares do Corpo de Bombeiros trabalharam por cerca de 3 horas para retirar os galhos e desobstruir a pista. Somente nesta tarde, a Secretaria da Segurança Pública disse que recebeu 14 chamados de quedas de árvores no DF.

O asfalto na W3 Sul sumiu por causa da correnteza da água. Na 713/913 Sul, motoristas precisaram redobrar a atenção para fazer o retorno da via. Uma mulher retirou os sapatos para cruzar a avenida em frente ao Setor de Rádio e TV Sul. A 910 Sul também ficou alagada.

Já na Asa Norte, as pistas em frente ao Hospital Regional da Asa Norte (Hran) foram invadidas pela água. Passageiros que aguardavam ônibus em paradas da região precisaram subir nos bancos para não serem molhados.

Chuva

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), apenas nos primeiros oito dias de 2018 choveu 67,8 milímetros. Esse valor é três vezes superior à quantidade registrada no mesmo período de 2017. A média de precipitação para o mês, conforme apontou o órgão, é de 247,4 milímetros.

O Inmet também informou que há previsão de chuva forte para os próximos dias. O tempo deverá permanecer nublado com pancadas de chuvas e trovoadas isoladas. A temperatura mínima ficará em 16 ºC, e a máxima será de 28 ºC. A umidade vai variar entre 95% e 40%.

Por: G1 DF e TV Globo